Pular para o conteúdo principal

COMPAIXÃO EM FAMÍLIA

=
 
COMPAIXÃO EM FAMÍLIA

"Mas se alguém não tem cuidado dos seus e, principalmente dos da
sua família, negou a fé ..." Paulo. {I Timóteo, 5:8. }

    São muitos assim,

    Descarregam primorosa mensagem nas assembléias, exortando o povo  à compaixão; bordam conceitos e citações, a fim de que a brandura seja  lembrada; entretanto, no instituto doméstico, são carrascos de sorriso na  boca.

    Traçam páginas de subido valor, em honra da virtude, comovendo  multidões; mas não gravam a mínima gentileza nos corações que os cercam  entre as paredes familiares.

    Promovem subscrições de auxílio público, em socorro das vítimas  de calamidades ocorridas em outros continentes, transformando-se em  titulares da grande benemerência; contudo, negam simples olhar de carinho ao  servidor que lhes pões a mesa.

    Incitam a comunidade aos rasgos de heroísmo econômico, no  levantamento de albergues e hospitais, disputando créditos publicitários em  torno do próprio nome; entretanto, não hesitam exportar, no rumo do asilo, o  avô menos feliz que a provação expõe à caducidade.

    Não seremos nós quem lhes vá censurar semelhante procedimento.

    Toda migalha de amor está registrada na lei, em favor de quem a emite.

    Mais vale fazer bem aos que vivem longe, que não fazer bem  algum.

    Ajudemos, sim, ajudemos aos outros, quanto nos seja possível;  entretanto, sejamos igualmente bons para com aqueles que respiram em nosso  hálito. Devedores de muitos séculos, temos em casa, no trabalho, no caminho,  no ideal ou na parentela, as nossas principais testemunhas de quitação.

(Francisco Cândido Xavier por Emmanuel. In: Palavras de vida eterna)
 
 
Um dia todinho iluminado de confiança,
todinho florido de felicidade,
todinho perfumado de amor,
pra vc e todos ao seu redor.
Abraços com carinho
Equipe CVDEE
 
CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo
15 anos estudando e divulgando o Espiritismo
www.cvdee.org.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco,...

Trio da Esperança

TRIO DA ESPERANÇA Pelo Espírito Casimiro Cunha. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 30. Página 86.   Ah! coração fatigado, Na aflição que te vigia, Nunca te percas da fé; Trabalha, espera, confia...   Por mais lutes, mais avanças Em triste, espinhosa via... Não esmoreças, contudo; Trabalha, espera, confia...   Cada hora te parece Nova dor que se anuncia... Não te afundes em revolta; Trabalha, espera, confia...   Já não sabes o tamanho Da prova que te assedia; Mesmo assim, prossegue à frente; Trabalha, espera, confia...   Encontras, a cada passo, Desprezo, descortesia... Desculpa, servindo mais; Trabalha, espera, confia...   Entre os seres mais amados, Padeces desarmonia; Não faltes à paciência; Trabalha, espera, confia...   Sonhaste calma ventura E sofres em demasia... No entanto, aguarda o futuro; Trabalha, espera, confia...   Não temas, nem desesperes, Toda sombra é fugidia. O sol brilha, a nuvem passa... ...

SOCORRO OPORTUNO - Emmanuel / Chico Xavier

SOCORRO OPORTUNO Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Estude e Viva. Lição nº 40. Página 227. Sensibiliza-te diante do irmão positivamente obsidiado e esmera-te em ofertar-lhe o esclarecimento salvador com que a Doutrina Espírita te favorece. Bendito seja o impulso que te leva a socorrer semelhante doente da alma; entretanto, reflete nos outros, os que se encontram nas últimas trincheiras da resistência ao desequilíbrio espiritual. Por um alienado que se candidata às terapias do manicômio, centenas de fronteiriços da obsessão renteiam contigo na experiência cotidiana. Desambientados num mundo que ainda não dispõe de recursos que lhes aliviem o íntimo atormentado, esperam por algo que lhes pacifiquem as energias, à maneira de viajores tresmalhados nas trevas, suspirando por um raio de luz... Marchavam resguardados na honestidade e viram-se lesados a golpes de crueldade, mascarada de inteligência... Abraçaram tarefas edificantes e for...