29 de Abril de 1864 - 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo
Em 29 de Abril do ano 1864, Paris, cidade onde outrora abrigara pensadores fantásticos, se iluminava ainda mais com a publicação de uma nova obra do tão renomado prof. Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec.
O Evangelho segundo o Espiritismo foi escrito em sigilo. O codificador preferiu silenciar-se diante das acusações lançadas à Doutrina dos Espíritos que já fazia aproximadamente sete anos de existência com a publicação de O Livro dos Espíritos.
A cidade estava sendo abençoada com Espíritos comprometidos com o bem, que agora cheios de luz vinham lançar as sementes sobre a Terra. Apóstolo Paulo, Erasto, Santo Agostinho, Fénelon, São Luís, entre outros nomes célebres pairavam os céus da pátria que estava pronta para receber a terceira revelação.
Com o propósito de explicar as máximas morais do Cristo sob as luzes do Espiritismo, se aplicando às diversas circunstâncias da vida, o notável codificador deixou a seguinte epígrafe: "Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade." Sendo a caridade sua divisa.
O amor sendo o maior mandamento segundo Cristo, o Espírito da Verdade nos mostra a importância do esclarecimento, do raciocínio e da paciência unida a este sentimento sublime quando nos diz: Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento. Instruí-vos, eis o segundo.
Prestamos nossas homenagens a todos aqueles que contribuíram para esta obra que fundamental importância para a Doutrina Espírita, desde o laborioso trabalho dos céus até os amigos que editam e reeditam a obra em diversos idiomas em todas as partes do nosso globo.
Abrimos um parêntese para homenagearmos neste dia em que comemoramos os sesquicentenário de O Evangelho segundo o Espiritismo para prestas nossa terna gratidão ao seareiro espírita José Herculano Pires, que com todo respeito e lealdade ao mestre francês, mais fielmente traduziu as obras kardequianas para o português.
É oportuno lembrar este trabalhador espírita pois em Setembro deste mesmo faria cem anos se estivesse encarnado. Hoje comemora com as vozes dos céus os cento e cinquenta anos de O Evangelho.
Neste dia de solenidade e gratidão, não seria um conselho de amigo recomendar a leitura de O Evangelho segundo o Espiritismo?
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem vindos ao Mensagens Espíritas Blog, mais um lugar de paz na Internet. Que Deus os abençoe hoje e sempre.