Pular para o conteúdo principal

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto


Agenda Espírita Brasil traz entrevista com o Ator Renato Prieto. Famoso pela sua atuação em Nosso Lar, como André Luiz, o artista coleciona participações em palcos de todo o país em diversas peças, sempre com a temática espírita como tom predominante. Atualmente, ele está em cartaz com a interessante peça “Encontros Impossíveis”, uma profunda reflexão sobre a nossa vida como encarnado e desencarnado. Maiores informações em www.renatoprieto.wordpress.com. Como dito sempre por ele, Teatro espírita não é para doutrinar, é para emocionar. Emocione-se com a entrevista e com o trabalho de Renato!
renato_prietoAgenda Espírita Brasil: Renato, fale-nos um pouco de sua trajetória, de como você encontrou o Teatro, o Espiritismo e de como uniu os dois em sua vida?
Renato Prieto:  Os dois caminharam juntos, eu não me lembro, nesta encarnação, de querer outra profissão que não fosse esta para me expressar. A doutrina e o contato com o plano espiritual respondem as minhas indagações sempre.
Agenda Espírita Brasil: Gostaríamos de saber como foi a sua experiência no papel de André Luiz no Filme “Nosso Lar” e como se deu a preparação para viver esse personagem?
Renato Prieto: Experiência única e um grande aprendizado. Sou muito grato por esta oportunidade e confiança em mim depositada e a preparação feita pelo diretor Wagner de Assis e Chistian Duuvort por cinco meses até o inicio das filmagens.
Agenda Espírita Brasil: Você fez parte do movimento que trouxe a temática espírita para peças voltadas para o grande público. Como você percebe os frutos desse movimento no contexto atual?
Renato Prieto: Quando comecei era tudo muito novo e demorou um tempo para que todos compreendessem nossos objetivos. Passados 25 anos temos um público grande que nos acompanha e aos novos projetos. Já foi ultrapassada a casa de seis milhões de pessoas que assistiram aos espetáculos.
Agenda Espírita Brasil: O que caracteriza, em sua opinião, uma peça de teatro espírita?
Renato Prieto: Você precisa de uma boa história para contar, mensagens, e teatro com qualidade profissional sempre para que nossa doutrina seja bem representada. Você precisa de uma equipe competente, talentosa e unida em torno de um belo ideal.
Agenda Espírita Brasil: Além do consolo pela mensagem espírita, que outras interações da peça de teatro com o público você percebe, nesses anos de labuta?
Renato Prieto: Foi difícil, mas chegamos lá e o público compreendeu nossas intenções. Agora é continuar caminhando e fazer o melhor sempre!
Agenda Espírita Brasil: Novelas de temática espírita, peças e filmes. O Espiritismo alimenta os roteiristas de diversos segmentos. A que causas você atribui essa demanda pela produção de arte com a temática espírita?
Renato Prieto: Costumo dizer que rufaram os tambores. Chegou a hora! E nós fazemos parte deste momento. Que honra! Que alegria poder servir esta bela causa!
Agenda Espírita Brasil: Você coleciona algum “case” de fenômenos mediúnicos ocorridos ou relacionados a algum trabalho teatral que você tenha realizado?encontros_impossiveis2
Renato Prieto: Acontecem muitos, mas é preciso lembrar, quando chego ao teatro ou set de filmagens, preciso estar concentrado no personagem e no texto. Este é meu foco. Faço minha parte e sei que a espiritualidade maior está sempre presente cuidando de todos nós.
Agenda Espírita Brasil: Em sua opinião, via de regra, a peça de temática espírita deve estar vinculada a arrecadação de recursos para ações assistenciais? Como você vê essa questão?
Renato Prieto: Desde o inicio do projeto sempre estive envolvido com obras assistenciais. Já ajudamos mais de 2000 instituições. Ajudar é sempre bom, e o teatro ajuda a todos com sua mensagem, a bilheteria ajuda as instituições e o projeto para que não pare.
Agenda Espírita Brasil: Muitas casas espíritas têm o seu grupo de teatro, alguns singelos, outros mais sofisticados. Que conselhos você dá aos trabalhadores da causa espírita que labutam no campo teatral?
Renato Prieto: Recomendo que estudem e se preparem, façam cursos, faculdade de artes cênicas, aulas de voz, aulas de canto, pois para servir pelos caminhos da arte não adianta só ter boa vontade e amor, é preciso talento, dedicação, perseverança, humildade, paciência, tenacidade e etc.
Veja vídeo-convite da peça em cartaz “Encontros Impossíveis”:

23 de agosto - início da temporada paulista de Encontros Impossíveis, no Teatro Jaraguá - São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco,...

Trio da Esperança

TRIO DA ESPERANÇA Pelo Espírito Casimiro Cunha. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Assembléia de Luz. Lição nº 30. Página 86.   Ah! coração fatigado, Na aflição que te vigia, Nunca te percas da fé; Trabalha, espera, confia...   Por mais lutes, mais avanças Em triste, espinhosa via... Não esmoreças, contudo; Trabalha, espera, confia...   Cada hora te parece Nova dor que se anuncia... Não te afundes em revolta; Trabalha, espera, confia...   Já não sabes o tamanho Da prova que te assedia; Mesmo assim, prossegue à frente; Trabalha, espera, confia...   Encontras, a cada passo, Desprezo, descortesia... Desculpa, servindo mais; Trabalha, espera, confia...   Entre os seres mais amados, Padeces desarmonia; Não faltes à paciência; Trabalha, espera, confia...   Sonhaste calma ventura E sofres em demasia... No entanto, aguarda o futuro; Trabalha, espera, confia...   Não temas, nem desesperes, Toda sombra é fugidia. O sol brilha, a nuvem passa... ...

SOCORRO OPORTUNO - Emmanuel / Chico Xavier

SOCORRO OPORTUNO Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Estude e Viva. Lição nº 40. Página 227. Sensibiliza-te diante do irmão positivamente obsidiado e esmera-te em ofertar-lhe o esclarecimento salvador com que a Doutrina Espírita te favorece. Bendito seja o impulso que te leva a socorrer semelhante doente da alma; entretanto, reflete nos outros, os que se encontram nas últimas trincheiras da resistência ao desequilíbrio espiritual. Por um alienado que se candidata às terapias do manicômio, centenas de fronteiriços da obsessão renteiam contigo na experiência cotidiana. Desambientados num mundo que ainda não dispõe de recursos que lhes aliviem o íntimo atormentado, esperam por algo que lhes pacifiquem as energias, à maneira de viajores tresmalhados nas trevas, suspirando por um raio de luz... Marchavam resguardados na honestidade e viram-se lesados a golpes de crueldade, mascarada de inteligência... Abraçaram tarefas edificantes e for...