Pular para o conteúdo principal

REPOUSO TAMBÉM

REPOUSO TAMBÉM

          As muitas tarefas a que atendes exaurem tuas forças e o cansaço anula possibilidades valiosas, que poderias aplicar em realizações de maior profundidade.   
          Fascinado pelos serviços de variada ordem nos quais buscas esquecer problemas de outro quilate, ao te dares conta, estás vencido, sem o controle que se faz preciso, para maior avanço nas vias da evolução.
          Examina os compromissos que te assoberbam e seleciona-os.
          Põe em ordem o que deves executar para que o tempo te seja pródigo.
          Disciplina as realizações para que se submetam ao teu comando otimista.
          Trabalho que enfada é labor que deprime.
          Há trabalhos que podes e deves fazer e há deveres que outros podem executar, na tua esfera de ação.
          Os serviços de superfície absorvem e desesperam, porquanto se multiplicam sem cessar.
          Fugir do que necessitas vencer, significa transferência de luta para tempo e espaço posterior.
Se buscas o cansaço para asfixiar a ansiedade que te persegue, raciocinas como o opiômano, que se entrega a um tormento para a outro tormento fugir.
          A Doutrina Espírita, iluminando a mente do homem, dá-lhe os instrumentos de fácil manejo para dissecar os dramas que perturbam, libertando dos falsos problemas resultantes da indisciplina do próprio espírito.
          Em face da necessidade de um exame acurado da dificuldade que se faz empecilho à evolução, o aluno do Cristo deve atirar-se ao trabalho, sem dúvida, mas, primeiramente precisa capacitar-se com os valores que o habilitem para a paz legítima, a fim de adquirir alegria nas realizações, desintoxicando-se dos vapores da estafa que irrita, entorpece e dispõe mal.
          Usa a "hora morta" meditando.
          Cultiva a leitura espírita como norma de aprendizagem.
          Conhecendo a Doutrina, perceberás as sutilezas de que se utilizam nossos adversários, já desencarnados, e assim mais facilmente poderás enfrentá-los.
          O autoconhecimento, como a auto-iluminação, constituem tesouros que devem ser trabalhados.
          Ler ou estudar são hábitos.
          O espírita não pode prescindir do estudo.
          Estudo também é trabalho...
          Não somente merecimento pelo esforço físico, mas também evolução pela renovação íntima ante a luz do conhecimento.
          Não menosprezes, desse modo, nos teus labores, o significado da palavra refazimento.
          Refazer as forças no repouso representa desdobrar possibilidade de ação contínua.
          Nem o sono entorpecente, nem a ação devastadora.
          Repouso pode ser entendido como troca de atividades, que funciona como higiene mental, em que encontres prazer sem tédio, alegria sem irritabilidade.
          As atividades espíritas para o teu espírito são de alto teor. Dá-lhes prioridade.
          Que se dirá de quem, tendo feito muito, nada fez pela serenidade de si mesmo?
          Não vale semear uma gleba sem-fim, entregando-a aos parasitos, aos insetos e às ervas daninhas.
          Planta e zela.
          Levanta o caído e anda um pouco com ele.
          Ajuda o necessitado e anima-o um tanto mais.
          Os que são levantados e não dispõem de forças para manter-se, quando lhes falta o auxílio, retornam ao chão...
          Trabalho e recuperação podem ser considerados termos do mesmo binômio evolutivo.
          Amanhã farás o que hoje não conseguires.
          Muitas vezes surgem interrogações a respeito dos desaparecimentos do Mestre, nas narrativas evangélicas.
          Conjecturas de vária procedência tomam corpo, tentando elucidações.
          No entanto, após os labores exaustivos junto ao povo, habitualmente o Senhor buscava orar em profundo silêncio, meditar em demorados solilóquios.
          Retemperava, assim, as próprias energias para a áspera liça de esclarecer e consolar, atuando junto aos corações desarvorados e mentes em desalinho, pacificador e harmônico, distribuindo serenidade e equilíbrio como fonte inesgotável, cujas nascentes refrescantes tinham origem nos Céus.

(Divaldo P. Franco por Joanna de Ângelis. In: Dimensões da Verdade)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco, amolece o rochedo e cobre o ramo fanado de novas flores.     Censura é clima de fel.     Azedume é princípio de maldição.     Onde estiveres, pacifica.     Sej

AO SERVIR - Casemiro Cunha / Chico Xavier

AO SERVIR Na sementeira do bem, Nas linhas da compaixão, Não te limites a dar Remédio, agasalho e pão. Ergue a mensagem fraterna Da bondade e da esperança E espalha primeiramente As bênçãos da confiança. Ajuda com discrição, Não te comportes a esmo. A chaga dos semelhantes Podia estar em ti mesmo. Recolhe a criança em sombra, Relegada ao desalinho, Qual se tivesse nos braços O corpo do teu filhinho. Escuta os velhos da estrada Que, por tristes, sofrem mais, Como se ouvisses pulsando O coração de seus pais. Junto a qualquer sofredor, Em vez de lamentação, Estende amor e alegria, Que ele é sempre nosso irmão. Todos somos uns dos outros, Toda Terra é nosso lar. Sê como o raio de sol Que ajuda sem perguntar. Não ampares reprovando... Toda a malícia é cruel. Socorro com reprimenda É pão recheado a fel. Semeia luz no teu campo... Não durmas em teu arado... Seguimos, perante Deis, Todos juntos, lado a lado. Se atendes à caridade, Não te esqueças, cada dia, Que é preciso servir sempre Com

CREDORES NO LAR

CREDORES NO LAR Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro da Esperança. Lição nº 38. Página 115.   “Honrai vosso pai e vossa mãe”... Jesus - Mateus, 19:19.  (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos) “Honrar a seu pai e sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância”.  Cap.14,3. (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.) No devotamento dos pais, todos os filhos são jóias de luz, entretanto, para que compreendas certos antagonismos que te afligem no lar, é preciso saibas que, entre os filhos-companheiros, que te apóiam a alma, surgem os filhos credores, alcançando- te a vida, por instrutores de feição diferente. Subtraindo-te aos choques de caráter negativo, no reencontro, preceitua a eterna bondade da Justiça Divina que a reencarnação funcione