Pular para o conteúdo principal

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto


Agenda Espírita Brasil traz entrevista com o Ator Renato Prieto. Famoso pela sua atuação em Nosso Lar, como André Luiz, o artista coleciona participações em palcos de todo o país em diversas peças, sempre com a temática espírita como tom predominante. Atualmente, ele está em cartaz com a interessante peça “Encontros Impossíveis”, uma profunda reflexão sobre a nossa vida como encarnado e desencarnado. Maiores informações em www.renatoprieto.wordpress.com. Como dito sempre por ele, Teatro espírita não é para doutrinar, é para emocionar. Emocione-se com a entrevista e com o trabalho de Renato!
renato_prietoAgenda Espírita Brasil: Renato, fale-nos um pouco de sua trajetória, de como você encontrou o Teatro, o Espiritismo e de como uniu os dois em sua vida?
Renato Prieto:  Os dois caminharam juntos, eu não me lembro, nesta encarnação, de querer outra profissão que não fosse esta para me expressar. A doutrina e o contato com o plano espiritual respondem as minhas indagações sempre.
Agenda Espírita Brasil: Gostaríamos de saber como foi a sua experiência no papel de André Luiz no Filme “Nosso Lar” e como se deu a preparação para viver esse personagem?
Renato Prieto: Experiência única e um grande aprendizado. Sou muito grato por esta oportunidade e confiança em mim depositada e a preparação feita pelo diretor Wagner de Assis e Chistian Duuvort por cinco meses até o inicio das filmagens.
Agenda Espírita Brasil: Você fez parte do movimento que trouxe a temática espírita para peças voltadas para o grande público. Como você percebe os frutos desse movimento no contexto atual?
Renato Prieto: Quando comecei era tudo muito novo e demorou um tempo para que todos compreendessem nossos objetivos. Passados 25 anos temos um público grande que nos acompanha e aos novos projetos. Já foi ultrapassada a casa de seis milhões de pessoas que assistiram aos espetáculos.
Agenda Espírita Brasil: O que caracteriza, em sua opinião, uma peça de teatro espírita?
Renato Prieto: Você precisa de uma boa história para contar, mensagens, e teatro com qualidade profissional sempre para que nossa doutrina seja bem representada. Você precisa de uma equipe competente, talentosa e unida em torno de um belo ideal.
Agenda Espírita Brasil: Além do consolo pela mensagem espírita, que outras interações da peça de teatro com o público você percebe, nesses anos de labuta?
Renato Prieto: Foi difícil, mas chegamos lá e o público compreendeu nossas intenções. Agora é continuar caminhando e fazer o melhor sempre!
Agenda Espírita Brasil: Novelas de temática espírita, peças e filmes. O Espiritismo alimenta os roteiristas de diversos segmentos. A que causas você atribui essa demanda pela produção de arte com a temática espírita?
Renato Prieto: Costumo dizer que rufaram os tambores. Chegou a hora! E nós fazemos parte deste momento. Que honra! Que alegria poder servir esta bela causa!
Agenda Espírita Brasil: Você coleciona algum “case” de fenômenos mediúnicos ocorridos ou relacionados a algum trabalho teatral que você tenha realizado?encontros_impossiveis2
Renato Prieto: Acontecem muitos, mas é preciso lembrar, quando chego ao teatro ou set de filmagens, preciso estar concentrado no personagem e no texto. Este é meu foco. Faço minha parte e sei que a espiritualidade maior está sempre presente cuidando de todos nós.
Agenda Espírita Brasil: Em sua opinião, via de regra, a peça de temática espírita deve estar vinculada a arrecadação de recursos para ações assistenciais? Como você vê essa questão?
Renato Prieto: Desde o inicio do projeto sempre estive envolvido com obras assistenciais. Já ajudamos mais de 2000 instituições. Ajudar é sempre bom, e o teatro ajuda a todos com sua mensagem, a bilheteria ajuda as instituições e o projeto para que não pare.
Agenda Espírita Brasil: Muitas casas espíritas têm o seu grupo de teatro, alguns singelos, outros mais sofisticados. Que conselhos você dá aos trabalhadores da causa espírita que labutam no campo teatral?
Renato Prieto: Recomendo que estudem e se preparem, façam cursos, faculdade de artes cênicas, aulas de voz, aulas de canto, pois para servir pelos caminhos da arte não adianta só ter boa vontade e amor, é preciso talento, dedicação, perseverança, humildade, paciência, tenacidade e etc.
Veja vídeo-convite da peça em cartaz “Encontros Impossíveis”:

23 de agosto - início da temporada paulista de Encontros Impossíveis, no Teatro Jaraguá - São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco,...

Retrato de Mãe, Maria Dolores/Chico Xavier

  "- Não ouvistes falar em Judas, o traidor? Sou eu que aniquilei a vida do Senhor!..."   Maria Dolores Francisco Cândido Xavier Depois de muito tempo,  sobre os quadros sombrios do calvário.  Judas, cego no além, errava solitário...  Era triste a paisagem, o céu era nevoento...  Cansado de remorso e sofrimento,  Sentara-se a chorar...  Nisso, nobre mulher de planos superiores,  Nimbada de celestes esplendores,  Que ele não conseguia divisar,  Chega e afaga a cabeça do infeliz.  Em seguida, num tom de carinho profundo,  Quase que em oração ela diz:  - Meu filho, porque choras? Acaso não sabeis? – replica o interpelado,  Claramente agressivo.  Sou um morto e estou vivo.  Matei-me e novamente estou de pé,  Sem consolo, sem lar, sem amor e sem fé...  Não ouvistes falar em Judas, o traidor?  Sou eu que aniquilei a vida do Senhor...  A princípio, julguei poder fazê-lo rei,  Mas apena...

"MÃE" - De Chico Xavier, Por Emmanuel.

MÃE Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Mãe - Antologia Mediúnica. Página 107.   "Honrarás pai e mãe" – a Lei determina. Não te esqueças, porém, de que nove meses antes que os outros te vissem a face, a tua presença na Terra era um segredo da vida, entre o devotamento e o Mundo Espiritual. Na juventude ou na madureza, lembrar-te-ás da mulher frágil que, sendo moça, envelheceu, de repente, para que desabrochasses à luz, e trazendo o ideal da felicidade como sendo uma taça transbordante de sonhos, preferiu trocá-los por lágrimas de sofrimento, para que tivesses segurança no berço. Agradecerás a todos os benfeitores do caminho, mas particularmente a ela que transfigurou em força a própria fraqueza, a fim de preservar-te. Quando o mundo te aclama a cultura ou o poder, o renome ou a fortuna, recorda aquela que não apenas te assegurou o equilíbrio, ensinando-te a caminhar, mas também atravesso...