Pular para o conteúdo principal

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto

Agenda Espírita Brasil entrevista o ator Renato Prieto


Agenda Espírita Brasil traz entrevista com o Ator Renato Prieto. Famoso pela sua atuação em Nosso Lar, como André Luiz, o artista coleciona participações em palcos de todo o país em diversas peças, sempre com a temática espírita como tom predominante. Atualmente, ele está em cartaz com a interessante peça “Encontros Impossíveis”, uma profunda reflexão sobre a nossa vida como encarnado e desencarnado. Maiores informações em www.renatoprieto.wordpress.com. Como dito sempre por ele, Teatro espírita não é para doutrinar, é para emocionar. Emocione-se com a entrevista e com o trabalho de Renato!
renato_prietoAgenda Espírita Brasil: Renato, fale-nos um pouco de sua trajetória, de como você encontrou o Teatro, o Espiritismo e de como uniu os dois em sua vida?
Renato Prieto:  Os dois caminharam juntos, eu não me lembro, nesta encarnação, de querer outra profissão que não fosse esta para me expressar. A doutrina e o contato com o plano espiritual respondem as minhas indagações sempre.
Agenda Espírita Brasil: Gostaríamos de saber como foi a sua experiência no papel de André Luiz no Filme “Nosso Lar” e como se deu a preparação para viver esse personagem?
Renato Prieto: Experiência única e um grande aprendizado. Sou muito grato por esta oportunidade e confiança em mim depositada e a preparação feita pelo diretor Wagner de Assis e Chistian Duuvort por cinco meses até o inicio das filmagens.
Agenda Espírita Brasil: Você fez parte do movimento que trouxe a temática espírita para peças voltadas para o grande público. Como você percebe os frutos desse movimento no contexto atual?
Renato Prieto: Quando comecei era tudo muito novo e demorou um tempo para que todos compreendessem nossos objetivos. Passados 25 anos temos um público grande que nos acompanha e aos novos projetos. Já foi ultrapassada a casa de seis milhões de pessoas que assistiram aos espetáculos.
Agenda Espírita Brasil: O que caracteriza, em sua opinião, uma peça de teatro espírita?
Renato Prieto: Você precisa de uma boa história para contar, mensagens, e teatro com qualidade profissional sempre para que nossa doutrina seja bem representada. Você precisa de uma equipe competente, talentosa e unida em torno de um belo ideal.
Agenda Espírita Brasil: Além do consolo pela mensagem espírita, que outras interações da peça de teatro com o público você percebe, nesses anos de labuta?
Renato Prieto: Foi difícil, mas chegamos lá e o público compreendeu nossas intenções. Agora é continuar caminhando e fazer o melhor sempre!
Agenda Espírita Brasil: Novelas de temática espírita, peças e filmes. O Espiritismo alimenta os roteiristas de diversos segmentos. A que causas você atribui essa demanda pela produção de arte com a temática espírita?
Renato Prieto: Costumo dizer que rufaram os tambores. Chegou a hora! E nós fazemos parte deste momento. Que honra! Que alegria poder servir esta bela causa!
Agenda Espírita Brasil: Você coleciona algum “case” de fenômenos mediúnicos ocorridos ou relacionados a algum trabalho teatral que você tenha realizado?encontros_impossiveis2
Renato Prieto: Acontecem muitos, mas é preciso lembrar, quando chego ao teatro ou set de filmagens, preciso estar concentrado no personagem e no texto. Este é meu foco. Faço minha parte e sei que a espiritualidade maior está sempre presente cuidando de todos nós.
Agenda Espírita Brasil: Em sua opinião, via de regra, a peça de temática espírita deve estar vinculada a arrecadação de recursos para ações assistenciais? Como você vê essa questão?
Renato Prieto: Desde o inicio do projeto sempre estive envolvido com obras assistenciais. Já ajudamos mais de 2000 instituições. Ajudar é sempre bom, e o teatro ajuda a todos com sua mensagem, a bilheteria ajuda as instituições e o projeto para que não pare.
Agenda Espírita Brasil: Muitas casas espíritas têm o seu grupo de teatro, alguns singelos, outros mais sofisticados. Que conselhos você dá aos trabalhadores da causa espírita que labutam no campo teatral?
Renato Prieto: Recomendo que estudem e se preparem, façam cursos, faculdade de artes cênicas, aulas de voz, aulas de canto, pois para servir pelos caminhos da arte não adianta só ter boa vontade e amor, é preciso talento, dedicação, perseverança, humildade, paciência, tenacidade e etc.
Veja vídeo-convite da peça em cartaz “Encontros Impossíveis”:

23 de agosto - início da temporada paulista de Encontros Impossíveis, no Teatro Jaraguá - São Paulo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco, amolece o rochedo e cobre o ramo fanado de novas flores.     Censura é clima de fel.     Azedume é princípio de maldição.     Onde estiveres, pacifica.     Sej

AO SERVIR - Casemiro Cunha / Chico Xavier

AO SERVIR Na sementeira do bem, Nas linhas da compaixão, Não te limites a dar Remédio, agasalho e pão. Ergue a mensagem fraterna Da bondade e da esperança E espalha primeiramente As bênçãos da confiança. Ajuda com discrição, Não te comportes a esmo. A chaga dos semelhantes Podia estar em ti mesmo. Recolhe a criança em sombra, Relegada ao desalinho, Qual se tivesse nos braços O corpo do teu filhinho. Escuta os velhos da estrada Que, por tristes, sofrem mais, Como se ouvisses pulsando O coração de seus pais. Junto a qualquer sofredor, Em vez de lamentação, Estende amor e alegria, Que ele é sempre nosso irmão. Todos somos uns dos outros, Toda Terra é nosso lar. Sê como o raio de sol Que ajuda sem perguntar. Não ampares reprovando... Toda a malícia é cruel. Socorro com reprimenda É pão recheado a fel. Semeia luz no teu campo... Não durmas em teu arado... Seguimos, perante Deis, Todos juntos, lado a lado. Se atendes à caridade, Não te esqueças, cada dia, Que é preciso servir sempre Com

CREDORES NO LAR

CREDORES NO LAR Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro da Esperança. Lição nº 38. Página 115.   “Honrai vosso pai e vossa mãe”... Jesus - Mateus, 19:19.  (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos) “Honrar a seu pai e sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância”.  Cap.14,3. (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.) No devotamento dos pais, todos os filhos são jóias de luz, entretanto, para que compreendas certos antagonismos que te afligem no lar, é preciso saibas que, entre os filhos-companheiros, que te apóiam a alma, surgem os filhos credores, alcançando- te a vida, por instrutores de feição diferente. Subtraindo-te aos choques de caráter negativo, no reencontro, preceitua a eterna bondade da Justiça Divina que a reencarnação funcione