Pular para o conteúdo principal

o que é o passe - Perguntas dos amigos . bom espirito - mais que um blog sobre espiritismo






bom espirito - mais que um blog sobre espiritismo

bom espirito - mais que um blog sobre espiritismo


Posted: 20 May 2015 09:49 AM PDT
Poderia me explicar o que é realmente o passe espírita?



Minha Irmã

De forma bem sintética o passe, dentro do espiritismo, é transmissão de energia (bio energia, energia vital, fluido vital, energia eletromagnética, etc, etc) sempre de um doador (passista) para um receptor (paciente).

Esta transmissão pode se dar de forma exclusiva do passista encarnado para o receptor encarnado, como também ser um misto de energias onde um passista encarnado juntamente com um doador desencarnado irão doar energias ao paciente. Este tipo misto é o mais comum nas casas espíritas e espiritualistas.

O passe pode ser utilizado como parte do tratamento espiritual, como harmonizador, como repositor de energias, como processo de limpeza de energias deletérias, etc.

O principal e mais importante para observarmos e recebermos o efeito do passe é a necessidade juntamente com o merecimento de cada um que receba.

Qualquer pessoa pode receber o passe, de qualquer idade, de qualquer sexo ou cor. Assim como, de forma geral, qualquer pessoa pode aplicar o passe, entretanto para que este seja mais efetivo devem ser observadas algumas técnicas e comportamentos, de forma a que o passista seja mais efetivo e mais receptivo e harmonizado com a espiritualidade evangelizada.

Ainda é necessário compreender que, partindo do princípio que "passe" é transmissão de energia, podemos compreender que existem passes bons - equilibrados - e passes ruins - desequilibrados (olhados, por exemplo). De forma que sempre que pensamos a respeito de alguém, enviamos a ele nossas energias e somos responsáveis pelo tipo de energia que estamos enviando.

Algumas definições para passe: 


O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra passe
significa, entre outros conceitos, "ato de passar as mãos repetidas vezes por
diante ou por cima de pessoa que se pretende magnetizar ou curar pela força
mediúnica." 

O Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, de João
Teixeira de Paula, conceitua passes como sendo "movimentos com as mãos,
feitos pelos médiuns passistas, nos indivíduos com desequilíbrios
psicossomáticos ou apenas desejosos de uma ação fluídica benéfica".

A FEB define passe como sendo: "uma transmissão conjunta, ou
mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado – e de fluidos
espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada
uma simples transmissão de energia animal (magnetização)". 
(FEB – Estudo sobre o passe: o passe nas reuniões mediúnicas)

Para Emmanuel é: "... uma transfusão de energias psíquicas...
(O Consolador, Cap. V, questão 98).

Divaldo Franco o define como: "...é, antes de tudo, uma transfusão de amor". 
(Diálogo com Dirigentes e Trabalhadores Espíritas – O Passe – propriedades e efeitos)

Paz contigo.
You are subscribed to email updates from bom espirito - mais que um blog sobre espiritismo
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacifica Sempre

70 - PACIFICA SEMPRE   "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus." - Jesus (MATEUS, 5:9)       Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.     Se alguém te fere, pacifica desculpando.     Se alguém te calunia, pacifica servindo.     Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.     Se alguém te irrita, pacifica silenciando.     O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de tua própria defesa.     Golpes e golpes são feridas e mais feridas.     Violência com violência somam loucura.     Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.     Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.     O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco, amolece o rochedo e cobre o ramo fanado de novas flores.     Censura é clima de fel.     Azedume é princípio de maldição.     Onde estiveres, pacifica.     Sej

AO SERVIR - Casemiro Cunha / Chico Xavier

AO SERVIR Na sementeira do bem, Nas linhas da compaixão, Não te limites a dar Remédio, agasalho e pão. Ergue a mensagem fraterna Da bondade e da esperança E espalha primeiramente As bênçãos da confiança. Ajuda com discrição, Não te comportes a esmo. A chaga dos semelhantes Podia estar em ti mesmo. Recolhe a criança em sombra, Relegada ao desalinho, Qual se tivesse nos braços O corpo do teu filhinho. Escuta os velhos da estrada Que, por tristes, sofrem mais, Como se ouvisses pulsando O coração de seus pais. Junto a qualquer sofredor, Em vez de lamentação, Estende amor e alegria, Que ele é sempre nosso irmão. Todos somos uns dos outros, Toda Terra é nosso lar. Sê como o raio de sol Que ajuda sem perguntar. Não ampares reprovando... Toda a malícia é cruel. Socorro com reprimenda É pão recheado a fel. Semeia luz no teu campo... Não durmas em teu arado... Seguimos, perante Deis, Todos juntos, lado a lado. Se atendes à caridade, Não te esqueças, cada dia, Que é preciso servir sempre Com

CREDORES NO LAR

CREDORES NO LAR Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro da Esperança. Lição nº 38. Página 115.   “Honrai vosso pai e vossa mãe”... Jesus - Mateus, 19:19.  (A presente citação foi extraída dos textos evangélicos) “Honrar a seu pai e sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância”.  Cap.14,3. (A presente citação foi extraída de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.) No devotamento dos pais, todos os filhos são jóias de luz, entretanto, para que compreendas certos antagonismos que te afligem no lar, é preciso saibas que, entre os filhos-companheiros, que te apóiam a alma, surgem os filhos credores, alcançando- te a vida, por instrutores de feição diferente. Subtraindo-te aos choques de caráter negativo, no reencontro, preceitua a eterna bondade da Justiça Divina que a reencarnação funcione